A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciados, baseado no contato pessoal, entre consultores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.
Hoje atinge dimensões globais. Praticada sob formas distintas - pessoa a pessoa, "Party Plan", catálogos - presente em todo o mundo e envolvendo os mais diversos setores da economia - de produtos de limpeza a automóveis -, a Venda Direta se destaca, entre outros fatores, por sua capilaridade e capacidade de expandir-se geograficamente.
Para as empresas, representa um canal de distribuição com grande potencial de expansão geográfica, capaz de agregar valor aos seus produtos e serviços por meio das relações pessoais.
Para o revendedor é uma alternativa ao emprego tradicional, que possibilita trabalhar em horários flexíveis, ganhar conforme a dedicação e crescer como pessoa e como
Para o consumidor, a venda direta representa um atendimento personalizado que não existe no varejo tradicional.
Para a sociedade, é uma forma de contribuir para minimizar o problema do desemprego, pois oferece oportunidade de complementação da renda familiar e de trabalho para as minorias
O mercado brasileiro de vendas diretas confirma a expectativa positiva. Em 2009, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (www.abevd.org.br) aferiu no setor um volume de negócios de R$ 21,858 bilhões, 18,4% mais que no ano de 2008. Descontado o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), acumulado em 4,3%, o crescimento real obtido foi de 14,1%.
No período, o setor contou com o envolvimento de 2,377 milhões de revendedores, uma soma 17,7% superior ao aferido há 12 meses.
Conforme analisado nos trimestres do ano, também aqui a ABEVD aponta a grande expansão do canal de vendas como principal responsável pelo forte crescimento dos negócios.
'Estes resultados confirmam as previsões do mercado e nos deixam muito satisfeitos. Num ano de adversidades para a maioria dos setores da economia, as vendas diretas geraram oportunidade de renda para 2,3 milhões de pessoas que foram a luta e fizeram o setor movimentar bilhões de reais, além de ajudar o País na arrecadação de impostos', comemora Lírio Cipriani, presidente da ABEVD.
Em 2009, o contingente de revendedores autônomos comercializou mais de 1,7 bilhão de itens, superando a performance do ano anterior em 10%. O número representa uma venda de 30 produtos ou serviços por domicílio brasileiro, considerando os 57 milhões de domicílios estimados pelo PNAD do IBGE. Há um ano, a média de venda por domicílio era de 28 itens.
São Paulo, fevereiro de 2017 – De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) o setor registrou R$ 40,4 bilhões em volume de negócios durante o ano passado. Ainda que o cenário macroeconômico do país tenha apresentado números negativos, evidenciados pela retração do PIB (-3,5, segundo indicador Serasa Experian*) e do consumo das famílias (-4,4%), o desempenho do setor, apesar da leve retração em volume de negócio (-2,4%), foi considerado dentro do esperado
Não importa o que esteja fazendo para viver, se e um médico, um advogado, um analista de sistemas, um mecânico, um engenheiro, um vendedor ou uma dona de casa, você com certeza já deve ter se perguntado:
"Será que existe um caminho melhor, um caminho menos complicado, uma estrada mais suave?"
...Existe !!